quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dicas para sua festa de casamento



Cada música representa uma fase de nossa vida. Use esta ideia para escolher a trilha sonora da cerimônia do casamento. Faça a lista com calma e peça a ajuda de alguém tão interessado no tema quanto você: o noivo.

Cerca de 7 músicas devem ser escolhidas durante a cerimônia. Veja os momentos e as dicas para cada uma delas.


1. Entrada do noivo: deixe a cargo do próprio noivo.
2. Entrada dos padrinhos: Uma musica instrumental conhecida.
3. Daminhas e pajens: o mais comum é tocar uma canção infantil.
4. Entrada da noiva: a marcha nupcial ainda é a campeã de pedidos. Por mais antiga que ela seja, continua fazendo os corações baterem mais forte.
5. Benção das alianças: a “Ave Maria” é a mais popular, mas outras canções que remetam à fé do casal são bem-vindas.
6. Cumprimentos: pense em uma canção que seus pais adorem. É emoção garantida.
7. Saída dos noivos: é um momento alegre, de uma vida feliz a dois que está pra começar. Por isso, opte por uma música para cima, que fale do amor de forma otimista.

Fonte  www.delas.ig.com.br



Para que qualquer casamento seja perfeito, muitos detalhes devem ser vistos e escolhidos a dedo, pois, no resultado final, farão toda a diferença.

  • Definindo o local

A primeira diferença começa onde a cerimônia será realizada. Se for realizado em uma igreja, Rita afirma que é preciso verificar as normas da mesma e a quantidade de entradas e músicas permitidas para a cerimônia. Já se o casamento for realizado em um sítio ou bufê, os noivos têm mais liberdade para escolher as músicas.
“Apenas lembre que quanto mais entradas você colocar mais tempo irá durar a cerimônia: um casamento com oito músicas dura em média 1h; um casamento com 12 músicas vai durar cerca de 1h30, tempo muito longo para os convidados, e principalmente para as crianças”, explica Rita.
É fundamental usar o bom senso. Caso não seja possível usar todas as músicas para a cerimônia de casamento,peça ao coral que toque algumas delas na sala de espera ou que o DJ ou a banda toque na recepção.



  • PARA CADA MOMENTO

Entrada dos padrinhos ou do noivo:

Uma música instrumental, um tema de filme cantado,sempre levando em consideração que essa é a primeira música do casamento e que de modo algum deve sobressair a entrada  da noiva.

Entrada da noiva:

Pede uma música mais forte. Geralmente usa-se a Marcha Nupcial antecedida de Clarinada ou Campanas. Caso a noiva queria uma música suave, deverá encontrar um equilíbrio com a música anterior.

Entrada dos pajens, daminhas e floristas:

Temas clássicos, suaves e temas de filmes infantis, como solos de instrumentos como violino ou flauta.

Benção:

Uma música sacra, que faça parte do contexto do momento. Em casamentos católicos, a Ave Maria é obrigatória, e em casamentos evangélicos sugiro o Pai Nosso.

Cumprimentos:

Esse é um momento mais livre, onde aquela música romântica que fez parte do namoro, por exemplo, pode entrar. Há temas tradicionais que hoje só fazem parte dos casamentos e que são muito elegantes. Atenção para as letras das músicas. Muitas vezes a melodia é muito bonita, mas o texto não é adequado ao momento.

Saída:

Momento onde uma música mais animada pode ser usada.

Por fim, Rita sugere que o ideal é fazer a seleção das músicas da cerimônia com certa antecedência ao casamento, cerca de três meses antes, para que os músicos possam preparar os arranjos e ensaiar se for o caso uma música inédita.

Fonte  www.revistacasamento.com.br





  • FESTA TRADICIONAL

Nesse caso, os noivos optam para o casamento na igreja, incluindo flores brancas, músicas clássicas. Para a festa, a mesa principal conta com o bolo e os docinhos; é executada a valsa dos noivos, dos padrinhos e convidados; é servido um jantar com pratos quentes e bebidas tradicionais ao som de músicas para gostos variados

  • FESTA MODERNA

Nesse caso, os noivos podem optar pela cerimônia em sítios, clubes de campo ou outras locações, e recebem os convidados apenas com um coquetel ao som de músicas dançantes. O cardápio inclui também drinques e aperitivos sem que, para isso, sejam dispostas muitas mesas pelo espaço ou salão.

  • DECORAÇÃO DO SALÃO

Deve contar com topiarias e arranjos com flores naturais, cenários especiais, mobiliário e velas, especialmente as festas tradicionais.

  • ALIMENTAÇÃO

Há vários cardápios oferecidos pelo bufê ou espaço onde será realizada a festa. O ideal é que seja definido um cardápio previamente degustado pelos noivos e pais, incluindo os doces e o bolo do casamento. Há empresas especializadas em determinar a quantidade de alimentos a serem servidos na festa, proporcionalmente ao número de convidados e que siga o estilo da festa. É fundamental que os noivos optem por um cardápio personalizado

  • BEBIDAS

É fundamental que ter, hoje, uma empresa que supervisione as bebidas a serem oferecidas na festa, pois além de determinar a proporção de bebidas em cada tipo de festa, também repõe a falta de determinada bebida e trabalham em consignação, ou seja, em caso de sobrarem bebidas (desde que lacradas e sem gelo) são devolvidas e descontadas do preço contratado. Entre as bebidas oferecidas em festas de casamento: os vinhos, champanhe, uísque, cervejas, refrigerantes e água lideram a lista em festas tradicionais. Para as festas com estilos modernos, há noivos que optam por servirem drinques especiais aos convidados, onde são usadas bebidas variadas e que podem ser preparadas por bartenders, mas aqui também entram as bebidas oferecidas tradicionalmente nas festas.




  • BANDA, SOM E ILUMINAÇÃO

Todos os itens devem ser contratados, desde que estejam de acordo com o tamanho do bufê ou espaço onde será realizada a festa. Vale definir o repertório e até que horário o local pode executar as músicas.

  • LEMBRETES IMPORTANTES

Defina o total de convidados
Determine o tempo para cumprimentar os convidados, posar para as fotos e filmagens
Determine o melhor horário para que o buquê da noiva seja arremessado para as convidadas
Disponha as mesas pelo bufê ou espaço de acordo com o número de convidados. No caso de festas mais despojadas, o total de mesas será menor do que em festas tradicionais, pois não são servidos os pratos quentes
Determine como será o serviço e defina o total de garçons na festa
Cheque se os itens de segurança do salão estão em dia.

Fonte www.festadocasamento.com.br




  • Vestido de noiva só pode ser branco?

Isso é uma tradição, que traduziria pureza e virgindade. Hoje em dia, as coisas não são mais tão conservadoras assim e o branco do vestido se mantem mais pelo ritual. Afinal, casar já é um ato bem tradicional. Mas, se a noiva optar por um vestido mais colorido, com alguma cor clara ou vibrante, tudo bem. É o dia dela, o dia da vida dela. Se combinar com o estilo, sem problemas. Mas há a chance dos convidados ficarem um pouco assustados.

  • Tem regra para a cor dos vestidos das madrinhas e convidadas?

A primeira cor que deve ser evitada, principalmente pelas madrinhas, é o branco. Afinal, o branco é a cor clássica da noiva. Não é regra, mas uma questão de delicadeza e bom senso. Outra cor a ser evitada, mas somente pelas madrinhas, é o preto. Isso por causa de uma tradição cultural, que veio de Portugal, em que o preto é uma forma de mostrar protesto, desagrado ou contrariedade à ocasião. Novamente, não é uma regra, apenas uma tradição. Mas para que gerar polêmicas ou correr o risco de desagradar os noivos, não é mesmo?

  • Como dizer “não” a um convite para ser madrinha?

Sempre digo que o convite para ser madrinha é um convite, não uma intimação. Aceite-o desta maneira. Se você não puder – por algum motivo financeiro, pessoal ou emocional –, simplesmente cancele, sem constrangimento. Não é feio! Agradeça o convite e explique os seus reais motivos. Se o casal gostar mesmo de você, ele vai entender.

  • Como dizer “não” a uma amiga que se ofereceu para ser madrinha?

Se você simplesmente disser “ah, eu não quero”, a pessoa com certeza ficará chateada. Por isso, explique de uma maneira carinhosa, dizendo que você adora a pessoa, mas que tem razões para convidar uma outra amiga, seja por motivos familiares, pelo gosto da mãe, pelo gosto do noivo ou pela sua relação com a própria pessoa, mesmo. Se achar que não vai dar certo, sou bastante adepto de “mentiras sinceras”. Essas que são leves e para o bem. Exagere com um “é que a minha mãe faz questão e vai ficar chateada se eu não chamar a fulana” na hora de explicar.

  • Lista de presentes: fazer ou não?

Fazer, sim! E com a maior variedade de presentes possível, principalmente com muitas opções de preço. Mas é sempre bom lembrar que é uma sugestão, não uma obrigação para os convidados.
Em vez de fazer a lista de presentes, pode pedir dinheiro?
Isso é moda. Alguns casais “vendem ações” da lua-de-mel, pedindo para que as pessoas contribuam em dinheiro. Mas isso tudo comercializa demais o casamento. O fato é: se você está sem dinheiro para o casamento ou para a lua-de-mel, é melhor não casar. Senão, você acaba obrigando os seus convidados a pagar pela sua festa.

  • Como agradecer os presentes recebidos?

O ideal é mandar cartões de agradecimento. A dica é: conforme os presentes forem chegando, já prepare os cartões de agradecimento. Não deixe para fazê-los de uma vez só, depois da festa ou depois da lua-de-mel. Deixar para a última hora vai acabar sobrecarregando o casal. O que é desnecessário. Faça-os aos poucos e, quando acabar todos, é só postá-los. Se o casal tiver tempo, pode agradecer os presentes pessoalmente, mas não é necessário.

  • Pais no altar: como fazer se eles forem divorciados?

Tudo tem que ser propocional. São separados, mas qual é o nível de não-sociabilidade deles? Tudo vai depender do quanto esses pais não se toleram. Se mantê-los um do lado do outro é uma situação absolutamente inadmissível, não adianta forçar. Vai, inclusive, acabar criando um clima ruim. Agora, se é apenas um não-prazer da companhia, se eles não se curtem muito, será que não vale o esforço deles pelo filho ou pela filha? É um exercício de carinho! Aí, o ideal é conversar com eles. E, se eles são divorciados e continuam a se dar bem, não há problema nenhum em ficarem juntos no altar.




  • Se a cerimônia for pequena, como fazer a triagem dos convidados?

Essa é a tarefa mais difícil. Não tem quem possa ajudar, não tem regra, não tem manual. Para fazer a lista, é mesmo necessário “enxugar” a quantidade de convidados. Porque não há como negar que, no fundo, os noivos querem convidar tudo e todos. Então, prepare-se para fazer um exercício de tirar algumas pessoas. Não tem critérios, é só convidar quem você quiser que vá de verdade ao seu casamento ou quem você tem uma absoluta obrigação de convidar – situação de gratidão por alguém muito grande, algum parente que sua mãe ama e ela vai ficar arrasada se você não convidar e coisas do gênero.

  • Pode convidar uma parte só para a cerimonia na igreja e não para a festa?

Já se usou muito isso, mas acho feio. É melhor não convidar do que convidar só para a cerimônia. Parece que você está tirando a pessoa da melhor parte. Evite!

  • Se o convite for endereçado para uma pessoa solteira, ela pode levar um amigo ou um “casinho” para a festa?

Pela regra antiga, não. Se o convite era individual, a pessoa ia sozinha. Mas os noivos vão acabar perdendo convidados na sua festa, pois muitos não se sentirão bem se forem sem companhia, ainda mais numa celebração de amor, de casal, como é o casamento. Por isso, hoje em dia, não é mais um problema. Se o convite for individual, a pessoa pode levar um acompanhante, sim. Os noivos, na hora de organizar a festa, já devem contabilizar os possíveis pares dos convidados solteiros e, de preferência, mandar no convite um aviso ou algo do gênero para a pessoa não se sentir mal em levar alguém.

  • Só porque tem comida e bebida à vontade significa que todos podem exagerar na festa?

A maior atrocidade que as pessoas fazem em casamento é exatamente isso. Parece até que foram condenadas à morte e que será a última refeição delas! Normalmente, comida de casamento é mais elaborada, diferente e gostosa. Mas essas coisas não justificam o exagero, nem o da bebida. Exagero nunca é bem-vindo. Além do mais, gente bêbada em casamento é chata.

Fonte www.estilo.uol.com.br




  • Quem devemos convidar para padrinhos?

Não há regra protocolar. Os padrinhos devem ser as pessoas que os noivos preferem para testemunhar a celebração do seu casamento. Assim sendo, limitamo-nos a deixar sugestões:
- irmãos e irmãs
- o noivo pode levar os padrinhos e a noiva as madrinhas
- amigos e amigas de infância, de adolescência, da faculdade ou até do emprego
- os padrinhos do Baptismo
- tios e/ou primos
Um conselho: tempos houve em que inovar era levar inúmeros padrinhos. Actualmente, isso caiu em desuso. No máximo, dois padrinhos e duas madrinhas de cada um. É que nem todos poderão assinar o livro de assentos de casamento, o que torna desagradável para alguns “fazerem ofício de corpo presente” e nada lhes ser requerido à parte de um presente adequado à função.

  • Como indicar aos convidados a sua mesa?

O placard à entrada da sala onde irá decorrer a refeição – almoço ou jantar – está demasiadamente visto nesta altura em que “inovação” é a palavra-chave.
Escolham fotografias dos noivos desde bebés até à idade adulta. Elas poderão servir para a introdução de um livrinho, onde estarão escritos os nomes dos convidados por ordem alfabética com o nome da mesa a seguir, e que deverá ser distribuído a todos à chegada ao local da recepção. Desses livrinhos poderão constar ainda histórias engraçadas que os noivos viveram, testemunhos de amigos de infância e juventude, de familiares, de colegas de trabalho…

  • A mãe da noiva!

Quem é a pessoa cujas esperanças, sonhos e fantasias estão prestes a realizar-se? Não, não é você. Que presunção! É a sua mãe. Afinal, talvez ela esteja a pensar no seu casamento desde o mesmo dia que você.
Não há muito tempo, era a mãe da noiva quem tudo decidia no que respeita ao casamento: desde a escolha do local à distribuição dos convidados pelas mesas. Só deixava as contas para o pai pagar. Actualmente, são os noivos que, geralmente, se ocupam da organização do casamento com receio de que a mãe possa imiscuir-se de mais. Mas pense bem que ela já organizou muitas festas desde que vocês nasceram e, portanto, terá mais experiência. Não se esqueça dos bons conselhos que foi ouvindo dela ao longo da sua infância e sobretudo juventude!
A maior parte das noivas gosta de pedir a opinião da mãe para escolher o vestido do casamento, o fato de saída, as toilettes dos pagens…
No dia do casamento, a mãe da noiva deverá ser, conjuntamente com o pai, a anfitriã da festa: recebem os convidados, vão-se certificando de que tudo está do agrado deles, até ao final, quando todos já saíram.
Há muitas noivas e mães que, nos meses que antecedem o casamento, entram facilmente em conflito. Deixamos aqui um conselho: porque não deixar a mãe ocupar-se de alguns preparativos, como por exemplo os arranjos das flores, se você não é perita no assunto e tem pouco tempo para o fazer? Se é a mãe que oferece a festa do casamento, tente ir ao encontro do seu orçamento não exigindo mais do que as suas possibilidades lhe permitem.
Sobretudo, lembrem-se de que as noivas de hoje serão as mães de amanhã.



  • Como poupar no casamento?

Se o seu orçamento não é tão grande assim, tente cortar nas despesas de acordo com os nossos conselhos. Estes cortes serão tão subtis que, aos olhos dos convidados, com certeza que parecerá que acabou de ganhar a lotaria.
1. Escolha um local que possua um jardim bonito, azulejos antigos, fontes de pedra, ou outros elementos decorativos. Verá que irá poupar bom dinheiro nas flores.
2. No que respeita aos centros de mesa, escolha-os bem simples. Quanto mais complicados, mais materiais exigem e mais tempo requerem da decoradora. Um centro de mesa pode ser bonito sem ter de levar obrigatoriamente arranjos de flores. Que tal umas velas e umas pedras e pétalas espalhadas sobre as mesas?
3. Aceite se alguém se oferecer para lhe emprestar uma tiara, uns brincos, um toucado. Lembre-se que poderá estar a dar uma alegria a quem lho propõe e, simultaneamente, evita a despesa.
4. Pentear-se e maquilhar-se num instituto de beleza é sem dúvida mais económico do que mandar vir os profissionais a casa.
5. Um DJ poderá sair-lhe consideravelmente mais barato do que uma banda. Informe-se bem e estabeleça uma boa relação preço/qualidade.

Fonte segredosdavovo.com.br/categories/noivas/

  • Casamento civil.

É realizado, geralmente, em um cartório do bairro onde habita o noivo ou a noiva. Definido o local, é preciso que o casal defina os nomes das testemunhas maiores de 21 anos e convide-os formalmente para a cerimônia, realizada, geralmente, de quinze a sete dias antes do casamento religiosa.
A dica para agendar o casamento civil é que os noivos compareçam  ao Cartório de Registro Civil,
com quarenta dias de antecedência da cerimônia, tendo em mãos suas carteiras de identidades, CPFs,
certidões de nascimentos e os comprovantes de residências.
Hoje, há várias igrejas que realizam o casamento religioso com efeito civil,
indicado para os noivos mais atribulados ou que preferem otimizar o planejamento do casamento.




  • Casamento Religioso.

A mesma regra para o casamento civil vale para o religioso: é ideal que a cerimônia seja
realizada na igreja do bairro onde habita a noiva ou o noivo.
No entanto, já faz muito tempo que muitos noivos sonham em realizar a
cerimônia religiosa em igrejas famosas ou disputadíssimas.
Nesses casos, é preciso que se defina a data do casamento com muita antecedência, pois há filas de espera.
Definida a data do casamento religioso, exigem-se os documentos de identificação dos noivos e
também que se sigam algumas regras determinadas pelas igrejas, entre elas, a realização de cursinhos de noivos e o pagamento de taxas.

É igualmente importante o convite formal aos padrinhos dos noivos que devem totalizar, no mínimo, quatro padrinhos (dois casais) para cada um dos noivos.

  • DICAS IMPORTANTES

Há noivos que preferem se casar em clubes de campo, sítios, espaços ou bufês especiais. Nesses casos, é ideal que eles contatem e contratem o juiz e o padre para que possam celebrar os cerimoniais civil e religioso, respectivamente. Os noivos de outras religiões realizam os casamentos em sinagogas, templos ou igrejas evangélicas. Nestes casos, os cerimoniais seguem regras e rituais diferenciados, mas, via de regra, os contatos e serviços necessários para o sucesso do matrimônio são os mesmos .

Fonte  www.festadocasamento.com.br


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