quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dicas para formatura

Penúltimo ano de curso e já começa a correria para iniciar os preparativos para a tão sonhada e esperada festa de formatura, e, nesse momento, surge a questão. Por onde e de que forma a festa de formatura deve começar a ser organizada?

As respostas para estas perguntas você encontra aqui.


Em primeiro lugar, é preciso esclarecer, que a data mais indicada para começar a iniciar os preparativos para a festa de formatura, não é no penúltimo ano, como ocorre, e, sim, a partir do 2° ano de curso, ao
decidir por iniciar nesse período, é possível organizar com muito mais tranqüilidade e evitar eventuais imprevistos, muitas turmas deixam para iniciar os preparativos apenas no penúltimo ano de curso, daí bate o desespero.

Em segundo lugar, é necessário levantar o número de alunos interessados em participar da comissão de formatura, após essa fase, é necessário que se faça uma votação para verificar quem serão os alunos que estarão à frente da organização da festa.
  • A comissão de formatura
É formada para representar a turma de alunos na tarefa de projetar e colocar em prática um conjunto de eventos comemorativos à formatura. Para que a comissão de formatura seja reconhecida ela precisa ser votada pelos integrantes da turma de alunos formandos, elegendo-se assim seus componentes. Para que a mesma seja reconhecida, basta informar a todos os alunos o resultado da votação (caso vença a eleição) através de memorando simples. Estabeleça no memorando, um prazo de 15 dias para que outros grupos se manifestem com pretensões iguais às de vocês. Caso apareça outro grupo interessado, procurem o C.A. (Centro Acadêmico) de sua Faculdade e peça um auxílio na montagem de um pleito para a escolha da comissão vencedora. Caso não haja outro(s) grupo(s) interessado(s), decidam em reunião a distribuição dos cargos, funções e responsabilidades de seus componentes.

Os membros executivos da comissão poderão acumular funções, por exemplo: o Presidente, o Secretário ou o Tesoureiro poderá, ao mesmo tempo, representar a sua sala também (caso a turma de alunos formandos seja composta por mais de uma sala de aula). A reunião de constituição da comissão de formatura deverá constar em ata (peça ajuda aos C.A. ou Diretório Acadêmico (D.A.) da sua Faculdade). A ata deverá ser registrada em cartório. Vocês agora são a comissão de formatura de sua Turma, boa sorte!

  • Relação de cargos de seus componentes:

Presidente(a), Vice-Presidente(a), 1ºSecretário(a), 2ºSecretário(a), Tesoureiro(a), Vice-Tesoureiro(a), Conselho Deliberativo ou Outro(s) Cargo(s).

Consulte o Diretório Acadêmico da Universidade ou a Direção da Escola sobre o modelo de Estatuto da Comissão de Alunos formandos e os procedimentos para registro em Cartório para efeitos legais

Findo o estatuto, a Comissão de Formatura poderá dar início a votação com a presença de todos os alunos a respeito do:

1. Orador (a)
Deverá ser escolhido “um” aluno por curso, geralmente deve ser o aluno que se destacou durante o curso. A sua função será de representar os formandos, fazendo o uso da palavra para expressar os anos vividos durante o curso, relatar a trajetória da turma, a importância da instituição de ensino na graduação e as expectativas dos formandos para o futuro, tudo isso em um tempo máximo de 05 minutos.

2. Patrono / Patronesse
Deverá ser escolhido “um” patrono por curso. A sua função será de defender cada formando perante a sociedade, será o defensor padroeiro, além disso, deverá realizar um discurso em um tempo máximo de 05 minutos, o discurso deve ter como base a importância da profissão dos graduados na sociedade e desejar sucesso na nova etapa a ser vivida pelos formandos.

3. Professor (a) Paraninfo (a)
Deverá ser escolhido “um” professor paraninfo por curso. A sua função é atuar como padrinho ou testemunha dos alunos formandos perante a sociedade, realizando um discurso de congratulação, que deve durar no máximo 05 minutos, o discurso deve ter como base ressaltar a importância da profissão dos graduados na sociedade e desejar boa sorte e sucesso na nova etapa a ser vivida pelos formandos.

4. Juramentista
Deverá ser escolhido “um” aluno por curso. Sua função será a de representar os demais formandos e proferir o juramento oficial específico de cada curso. Para o juramento o aluno deverá seguir um protocolo, deverá dirigir-se à tribuna e, com o braço direito estendido, ler o juramento, enquanto os demais, de pé, também com o braço direito estendido, acompanham a leitura. Ao final desta, todos, em uma só voz repetem: “Assim Prometo” ou “Eu Juro”.

Caso a Colação de Grau seja composta por mais de um curso, será escolhido um único juramentista para representar o grupo.

5. Aluno (a) Requerente de Grau
Deverá ser escolhido “um” aluno por curso, entretanto, essa função é opcional. Sua função seria de representar os demais formandos perante a autoridade acadêmica (Diretor ou representante) e receber o Grau em nome dos formandos, entretanto, é uma função facultativa, pois não há impedimento caso cada aluno queira receber o Grau.

6. Professor (a) Homenageado (a)
Deverá ser escolhido “um” professor por curso, a ser homenageado pelos formandos, o formando deverá entregar a placa e flores de homenagem ao professor escolhido.

7. Aluno (a) para entrega das Placas ou flores de homenagens
Deverá ser escolhido “um” aluno por curso. Sua função será a de realizar a entrega da homenagem (providenciada pelos alunos) ao professor homenageado.

8. Composição da Mesa
A mesa deverá ser composta pelo:
• Diretor da Unidade do Curso ou representante legal
• Coordenador do Curso ou representante legal
• Patrono / Patronesse
• Paraninfo / Paraninfa

9. Discursos
Deve haver quatro discursos obrigatórios:
• Do orador: primeiro a discursar;
• Do Paraninfo: antepenúltimo a discursar;
• Do Patrono: Penúltimo a discursar;
• Do Diretor ou seu representante legal: último a discursar

É importante ressaltar, que a participação da festa de formatura não é obrigatória, entretanto, a colação de grau é obrigatória para todos os alunos, sem exceção, inclusive, a colação deverá ser oferecida pela universidade sem qualquer custo adicional.

Concluídas todas essas fases, é hora de pensar nos preparativos para a festa de formatura propriamente dita, nesta fase, surge à questão: Quanto irá custar? Nesse momento é preciso adequar o sonho da festa ao valor disponível, determinando o valor e as formas de arrecadação de fundos para a festa de formatura, assim, será possível prever o valor que será angariado ao final e ir adaptando os gastos com a festa, ao provável faturamento. Nesse momento vale à pena optar por contratar ou um serviço de cerimonial, a escolha por esse serviço, pode facilitar muito a contratação, coordenação e execução de todos os demais serviços que compreende o evento formatura, já que um serviço de cerimonial é especialista e conhecedor da área.

Caso a opção seja por não contratar o serviço de cerimonial, o ideal é realizar um detalhado trabalho de pesquisa a respeito de custo e qualidade na contratação de serviços, escolha de itens e aluguéis para a festa de formatura.


  • Dicas para arrecadação


As festas de formatura variam de região para região, em função de custos. A comissão deve fazer o levantamento dos custos com salão, decoração, buffet, banda e iluminação, auditório para colação, convites, fotografias, etc.
Com base nos dados obtidos, fazer um planejamento e dividir as responsabilidades com a turma, dividindo o valor do custo pelo número de membros e pelo número de meses que faltam para a formatura, assim terão o valor da mensalidade. Para uma formatura de R$ 50.000,00 de uma turma de 50 alunos com formatura prevista para daqui a 25 meses, teremos: (50.000: 50): 25 = R$ 40,00 (valor da mensalidade).

São várias as maneiras de arrecadar, as rifas são as mais comuns, mas também vale ingressos a shows, festas. Nesse caso, escolher com antecedência uma boa boate e divulgar a festa, estabelecendo parceria, pode dar um excelente resultado.
Não esqueça: é fundamental o planejamento. Acertar para que a bilheteria fique com a turma, pois a casa ganha com bar e com a movimentação do público.
Outra boa pedida são os encontros acadêmicos, churrascos, etc. A venda de camisetas e outros objetos personalizados surte efeito, principalmente entre os calouros.


  • As escolhas

Os preparativos poderão ser iniciados com a escolha do local para a festa, em seguida, os convites, o serviço de fotografia, decoração, o buffet, bebidas (poderá optar por um serviço especializado de bartender), a música (que pode ser banda, DJ ou orquestra), adereços (para alegrar a festa e promover uma brincadeira entre os convidados e formandos, durante a festa, e, fotografias), serviços de entretenimento (Drag Queens ou Bartenders, por exemplo), as lembrancinhas (que poderão ser distribuídas como brindes, para que os convidados guardem como recordação da festa de formatura), serviço de segurança. Além disso, e, caso também seja opção da turma, é preciso separar um momento para decidir sobre o dia, local e preparativos, referente, o churrasco de confraternização e a viagem de formatura (dia, local, valor, meio de transporte e formas de pagamento).

Além de todas as questões levantadas acima, o importante é lembrar que o sucesso vai além dos fornecedores e organizadores, é preciso ter em mente, que a festa de formatura é um evento familiar, que reúne pessoas de diferentes idades e que, por este motivo, não é um evento direcionado somente aos formandos e, sim, a todos os presentes. Tendo isso como princípio, a sua festa com certeza será um grande sucesso, sendo sempre lembrada por todos.


  • ANTES DURANTE E DEPOIS DO EVENTO

Clube, a igreja e o local da Colação devem estar agendados. A escolha da banda e,ou DJ também ocorre nesse período. As gráficas demoram em média de 2 a 3 meses para confecção dos convites. E os convidados devem receber o convite com pelo menos 30 dias de antecedência.

Decidam com a turma quem será o patrono, paraninfo (é quem discursa), nome de turma, juramentista, orador, como será a homenagem aos pais, aos professores e aos amigos. Observe a data limite para entrega dos textos dos convites, para, então, solicitar os extras.

Se optarem por placas ou canetas para homenagens, passem os textos com diagramação para serem gravadas até 03 (três) meses antes de sua formatura. Fique atento quanto ao tempo máximo de duração para o protocolo: 05 minutos para os discursos e 03 minutos para as homenagens.

Providencie roteiro para o culto/missa com o padre e/ou pastor para que os celebrantes, se necessário, se comuniquem. Passe para o órgão responsável da faculdade o roteiro da formatura com todos os dados preenchidos conforme o protocolo.

No dia da foto de estúdio, peça a todos o máximo de cuidado com a aparência, barba bem feita, cabelos bem cortados e maquiagem sutil.
Lembre-se dos horários dos ensaios do culto e colação, peça antecedência aos formandos e siga as instruções da empresa ou profissional que irá assessorá-los.
Os pais terão lugares reservados na platéia central e/ou homenagens especiais.

Os horários estabelecidos deverão ser obedecidos com rigor. Entrem em contato com os seus professores convidados e lembre-os desse compromisso.
Os seguranças estarão a serviço da comissão de formatura. Não faça cerimônias em orientá-los na tomada de decisões, caso haja necessidade.

Em geral, são executadas 3 valsas nos bailes de formatura: 1ª com os pais ou acompanhantes, 2ª com os padrinhos, madrinhas ou convidado especial do formando e a 3ª livre para todos os convidados.

Em caso de adoção de outro padrão, avise discretamente o público. Procure ficar atento, dirigindo-se o quanto antes para o local indicado. Estar alerta a esse chamado evitará o desconforto da espera e o mau aproveitamento do tempo do baile.Caso algum formando perceba a insistência de alguém, já embriagado, em conduzir um veículo, faça a gentileza de comunicar o fato à comissão de formatura, evite chamar a segurança imediatamente.

Os objetos pessoais são de inteira responsabilidade de cada formando, portanto não carregue consigo mais pertences do que o necessário para esse tipo de evento. É possível que no local da festa não haja profissionais para a função específica de guarda-volumes. Evite deixar objetos de valores nos veículos.


  • MISSA OU CULTO

É um momento de celebração de Ação de Graças, faça com que o ele seja de reflexão e agradecimento por mais essa jornada vencida.
Nesses ambientes o som utilizado, em geral, é da igreja. É necessária a elaboração antecipada de roteiros.
Se o culto, missa ou qualquer outro tipo de celebração for o primeiro evento oficial da turma, marcar um ensaio com antecedência ajuda a evitar desencontros como atrasos, erros por falta de esclarecimentos e possíveis desentendimentos. No ensaio serão passados todos os recados técnicos referentes ao evento, ex: seqüências de entrada, saída, etc.


  • COLAÇÃO

Oriente a todos os membros de sua turma para que retirem suas becas, preferencialmente, até um dia antes da data da colação. Com a beca use sapato preto, meia preta para os homens e meia-calça preta para as mulheres. Acrescente que cada um é responsável pelo zelo da sua beca. Seus pais deverão ter lugares reservados na platéia no dia do evento. Oriente-os para que se dirijam às recepcionistas que indicarão as reservas. Pastas pretas sempre deverão acondicionar os discursos ou homenagens que serão lidos. É terminantemente proibido o uso de cornetas, apitos ou qualquer outro objeto sonoro durante a Sessão Solene de Formatura. Peça aos seus convidados para que se manifestem somente com palmas, pois, em caso contrário, poderá haver uma breve interrupção das atividades ou até sua suspensão.


  • BAILE

Sobre o palco, no hall de entrada e junto a seus familiares e convidados, deverá haver uma equipe de fotos para registrar seus melhores momentos.
Evite tirar fotos com qualquer outro que se ofereça para fazê-la, não lhe causando assim, posterior transtorno. O ECAD deverá ser pago pela comissão. Se necessário, faça um informativo da comissão para os formandos sobre detalhes das solenidades. Para o baile, vocês deverão providenciar a divisão das mesas, por afinidade, entre os formandos e até 02 meses antes da formatura a relação de formandos com as respectivas mesas, acompanhadas do croqui (mapa). A supervisão do salão é obrigatória e será feita pela comissão. Lembre-se da caução a ser depositada. Poderá ser feito, normalmente, até o dia do baile. Combine com os formandos o tipo e a cor do traje (independente do modelo escolhido, use roupas lisas, sem listras ou desenhos).


  • PROJETOS DE DECORAÇÃO

As empresas de decorações e ambientações, são capazes de oferecer excelentes projetos para a sua formatura.
Um dos fatores que pode impedir de contrata-las é o custo do projeto. Às vezes o valor do projeto de uma empresa de decoração pode parecer alto, devido a outras prioridades. Se computarmos os custos dos materiais usados, mão-de-obra,trabalho personalizado e grau de responsabilidade exigidos na execução do projeto de decoração, perceberemos que vale a pena.
Antes de comprar esse tipo de serviço, consulte alguns profissionais da área e negocie a melhor forma de adquirir o projeto que melhor convier.
Existem muitos exemplos de decorações que surpreenderam os convidados não pelo valor da compra dos serviços ou dos materiais utilizados, mas sim pela criatividade.
São projetos com características próprias do curso que os formandos estão fazendo; Relacionar temas como em uma turma de turismo simulando uma recepção de hotel com mensageiros ao invés de recepcionistas, simular um tribunal, se for turma de direito.
Os profissionais de decoração são muito criativos. Vale a pena consultá-los


  • FOTOGRAFIAS

A montagem do seu álbum de formatura será feita a partir das fotos tiradas nos pré-eventos, fotos de estúdio e no dia dos eventos (colação, baile, etc.). Estas fotos juntamente com as filmagens poderão ainda ser utilizadas em clipes, quadros de formatura, etc. A foto de estúdio, normalmente de meio corpo, será utilizada posteriormente em seu álbum como também para identificação do aluno pelo fotógrafo.Nunca é demais lembrar do cuidado com a produção de sua foto. Barba e cabelos aparados, maquiagem, etc. Acertem o traje, beca, terno e tailleur. Normalmente no dia da foto é feita a prova da beca. Marque a foto com antecedência. Não esqueça de passar uma listagem com a data, local e horário da sua foto de convite, para que todos estejam cientes. A assinatura do formando nessa listagem vai evitar futuros aborrecimentos.
Geralmente os fotógrafos montam um mini-estúdio fotográfico onde os formandos poderão fazer fotos com seus familiares, parentes e amigos. Profissionais de fotos e vídeos estarão circulando ao redor das mesas. Observe se eles fizeram os seus registros, caso contrário solicite para que eles o façam.


  • MUSICAS PARA O BAILE

As festas de formatura são festas que tem um ar de dever cumprido, são sempre cheias de alegria e muita tristeza, pois muitas vezes não veremos nossos amigos da escola ou da faculdade com tanta frequência como víamos antes e as musicas que podem ser tocadas nas formaturas podem ser geralmente sobre o tema amizade, sobre os dias que se passaram juntos e que agora estarão se modificando, sobre a despedida de alguns amigos, pois muitos vão fazer faculdade e trabalhar fora e pode ser que vocês não se vejam por um grande período de tempo.

Existe uma grande variedade de musicas que podem ser tocadas nas festas de formatura, pode ser uma musica que foi lançamento e que toda a turma gostava e que acabou virando a musica da turma ou a musica dos formandos daquele ano, por isso você pode estar pesquisando estas musicas na internet.

Lembre – se que a festa de formatura deve ficar na memória de todos e, portanto as musicas devem ser marcantes a ponto de emocionar os formandos e também os convidados.
Não se esqueça que toda a festa de formatura há a valsa que é dançada com o padrinho ou a madrinha e precisa ter uma musica especial para essa dança e é claro depois da valsa há a discoteca para os formandos e convidados e ai é por conta do DJ da festa para tocar os hits do momento.

Uma pequena lista com as musicas que podem ser tocadas na formatura em algum momento solene ou ate mesmo em um vídeo clipe criado pelos formandos apresentando algumas das fotos dos eventos que foram feitos durante o ano ou durante o curso inteiro de faculdade por todos eles.

Eu vou seguir – Marina Elali
Mudaram as estações – Cássia Eller
A estrada – Cidade Negra
Just Older – Bon Jovi
Rebirth – Angra
Mais uma vez – Renato Russo (você pode usar somente o refrão se preferir, mas a musica é linda para tocar na formatura).
One Step At A Time – Jordin Sparks
Valeu a Pena – Rappa
Vida Real – RPM


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