quarta-feira, 4 de julho de 2012

Festa de final de ano motiva funcionários


A grande maioria das organizações promove ao final do ano uma festa de confraternização entre os colaboradores como forma de agradecimento pelos resultados atingidos, pelos prejuízos amenizados ou, pelo menos, para proporcionar uma maior interação entre os grupos de trabalho, chefia e subordinados.

Se você é o dono do negócio ou tem a responsabilidade de organizar esse evento a primeira providência para tornar a festa uma iniciativa bem-sucedida é sondar como as pessoas gostariam de celebrar a passagem do fim de ano. Dessa forma, a chance da equipe ficar realmente motivada a participar da comemoração é, sem dúvida, muito maior. Mas, se mesmo assim, algumas pessoas não quiserem participar, não desanime. A idéia não é agradar gregos e troianos, mas sim oferecer um espaço de interação diferente da rotina e dos processos de trabalho do negócio.
Para descobrir como funciona essa relação de amor e ódio dos profissionais com as polêmicas festas de confraternização, a Trabalhando.com Brasil realizou uma pesquisa com 200 profissionais. Dos entrevistados, 70% afirmam fazer questão de um evento grande e preferem que ele seja realizado fora da empresa, de preferência em um sítio ou restaurante, para que possa haver mais integração entre os colegas.

Outros 19% preferem que haja uma confraternização, mas que ela seja simples e, se possível, dentro da própria empresa. Apenas 11% dos profissionais dizem não gostar das festas de final de ano realizadas pela empresa.

Caso a empresa possua saldo disponível em caixa, vale a pena considerar a possibilidade de estender a confraternização. Principais Clientes? Fornecedores? Minha sugestão é que faça a opção pela família. Colaboradores normalmente ficam satisfeitos em compartilhar momentos de lazer e descontração com seus familiares e apresentá-los aos colegas de trabalho pode dar maior sentido quando for preciso uma noite extra para a contagem do estoque ou para o fechamento do orçamento. Além disso, a empresa acaba conquistando a simpatia de toda a família.

E já que falamos em saldo, valorize os gastos relacionados à confraternização. De acordo com pesquisas realizadas em 2011, é possível contratar uma firma especializada desembolsando, em média, entre R$ 60 e R$600 por colaborador para promover um bom encontro. Esse valor varia em função da comida que será servida, do tipo de bebida, do local, das características da festa, entre outros fatores.

Se você acha muito, saiba que é um investimento relativamente barato, se a empresa levar em conta os benefícios advindos da festa, principalmente no que diz respeito ao comportamento e integração dos funcionários.

 Afinal, se sua organização fechou bem o ano, nada mais justo que comemorar as vitórias. Mas, se ao contrário, a organização amargou situações bastante complicadas, aproveite a ocasião para lavar a alma e levantar a auto-estima do pessoal. O importante é aproveitar o momento e celebrar!

Uma dica para todos:

Não exagere na comida e na bebida; não invente apelidos inadequados para os chefes ou colegas, é um momento de descontração, não de caçoar das pessoas; não agarre as pessoas, passe cantadas ou faça declarações amorosas; se aceitar participar do “amigo secreto”, não dê presentes inadequados, como objetos muito pessoais; cuidado com a roupa que usará na festa para não ficar vulgar em vez de descontraído; não aproveite o momento descontraído para pedir aumento de salário; mão fale demais ou revele em detalhes sua vida pessoal, é preciso ter limites.

"O líder deve estar sempre ao lado dos colaboradores. É recomendável fazer elogios, reforçar o que foi bom, motivar, não é ambiente para críticas nem para apontar erros. No dia a dia o líder está distante dos funcionários. É importante ouvir queixas, ideias novas, pois tem muita coisa que não chega aos seus ouvidos."

"A equipe passa o ano inteiro batalhando, enfrentando problemas e lidando com conflitos. Quando chega o final do ano, é importante que eles tenham um tempo juntos sem ter que lidar com situações de dificuldade, em um momento mais descontraído. Eles passam a se conhecer melhor como realmente são, não só como funcionários da empresa, o que pode proporcionar mais integração, cumplicidade e até mesmo motivação."

Fonte: http://loungeempreendedor.blogspot.com.br/2011/12/festa-de-fim-de-ano-na-empresa.html



Deixe um comentário nos contando em qual empresa você trabalha? E em qual cidade?

Nenhum comentário:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...