Pensar na decoração de nossas comemorações é tudo de bom e usar flores é maravilhoso, pois elas trazem vida/energia, aromas e cores para qualquer ambiente, além de passar uma mensagem e despertar nas pessoas bons sentimentos e fortes emoções.
Mas, apesar desses fatores positivos, por vezes nos deparamos com dificuldades na hora da escolha da flor certa para a ocasião, pois vários aspectos tem que ser considerados. O gosto pessoal de quem está dando a festa é o mais importante, mas é preciso também harmonizar com o restante da decoração, com o espaço físico e ter a aparência de recentemente colhidas.
O local e horário devem ser considerados, por exemplo, algumas flores mais delicadas não poderão ser usadas em ambientes abertos, onde existe a incidência de vento e/ou sol, pois não resistem a eles sem perder sua beleza.
As dicas a seguir são para dar uma mãozinha na hora dessa decisão. Sabendo que cada flor tem uma característica própria que a torna mais indicada para ocasiões e momentos específicos fica mais fácil. Então, vamos lá.

Podem-se usar cores que vão desde o champanhe ou tons de rosa, até lilás, roxo ou amarelo, passando por cores fortes ou suaves, separadas ou misturadas, considerando-se sempre, é claro, a harmonia entre os tons.
Algumas opções são:
Margaridas, que lembram a infância, a inocência e a pureza;
O Jasmim é a graça a elegância e a doçura;
A Gérbera nos lembra a jovialidade a energia e a sensibilidade;
A Begônia é delicadeza e inocência;
A Hortência nos fala de energia e obstinação;
E as rosas que não poderiam ficar fora desta lista, mas das quais falarei logo mais, ainda nessa matéria.
Para casamentos: Na igreja a noiva tem o papel principal e nada poderá sobressair-se a ela. A decoração deve ser elegante e discreta e o buque da noiva composto de flores e/ou tons diferentes do utilizado na ornamentação do local. Na recepção a escolha, que também deve seguir a preferência dos noivos, pode ser mais audaciosa. Optando-se por cores fortes ou suaves, arranjos altos, e/ou baixos nas mesas, tomando-se o cuidado para que não fiquem a uma altura que atrapalhe os convidados de conversarem e sempre prestando atenção á harmonia com todos os outros componentes da festa.
O horário e local do evento também ajudam a determinar que flores usar, por exemplo, casamentos durante o dia ou no campo pedem uma decoração mais descontraída e a noite pode-se abusar do requinte e sofisticação de brilhos e velas acompanhados de flores mais sofisticadas como orquídeas, lírios, copo-de-leite e as sempre bem-vindas rosas. Essas flores costumam ser mais caras, mas o efeito final é muito gratificante.
Apesar disso é muito importante ficar atento ao orçamento para não exceder nos gastos. Uma boa opção é usar as flores da época ou escolher entre aquelas que podemos encontrar durante todo o ano.
Folhas também fazem um bonito papel e estão sendo muito usadas em decorações
modernas, além de tornar a decoração um pouco mais barata. Com flores brancas dão um ar de sofisticação e para criar um clima quente e romântico use-as com flores vermelhas..
É importante atentar para a questão do cheiro exalado por elas, algumas podem ter perfume muito forte e causar incomodo em convidados. Nesse caso uma quantidade menor dessas flores em arranjos mais altos já ameniza o problema.
O fornecedor das flores pode ajudar muito, pois saberá dizer quais são as flores da estação, as que podem ser encontradas a qualquer época, as que têm aromas mais fortes, as mais sensíveis ou mais resistentes, etc. A internet também é uma ótima fonte de pesquisa.
Algumas flores bastante utilizadas em casamentos são:
Lírios, nobreza , inocência e pureza;
Lisiantus, romance, casamento e entrega amorosa;
Alstromélias, amizade, lealdade e fortes vínculos;
Bromélias são resistência, inspiração e excentricidade;
Copo-de leite associa-se ao sagrado e simboliza a paz;
Dália é união;
Flores do campo são o equilíbrio e a ponderação;
Lótus é proteção e amor;
Miosótis significa um amor sincero e a fidelidade;
Orquídeas representam sabedoria, beleza e luxúria;
Papoula, fertilidade e sonho;
Prímula, apoio e equilíbrio;
Amor-perfeito são recordações;
Azaleia é a feminilidade;
Calla é persistência;
Camélia Branca é sinônimo de beleza, a rosa significa grandeza da alma e a vermelha, reconhecimento;
Cravo, amor puro e liberdade;
Estrelítzia, galanteio;
Girassol é ouro e fortuna
Hibisco, virtude e avidez;
Gardénia, alegria;
Magnólia, amor à natureza;
Tulipa é prosperidade e independência;
Violeta a modéstia e simplicidade;
E não podemos nos esquecer das rosas.
Pétalas de rosas vermelhas jogadas ao chão simbolizam o amor. Essa cor é paixão, amor ardente, respeito e admiração;
Rosas Brancas simbolizam paz, inocência e pureza e que o amor é puro e durará para sempre;
A de cor laranja significa entusiasmo e encanto;
Amarela é respeito, alegria, amizade e desejo;
Rosas Azuis significam o amor eterno, forte e raro, mistério, conquista daquilo que é impossível, confiança, reserva, harmonia e afeto;
Rosas Champanhe são admiração, simpatia e fidelidade entre casais;
Rosas Cor de Rosa Escuro são gratidão;
Rosas Cor de Rosa Claro: admiração e simpatia; Também significa o apreço que se tem por alguém, tributo à amizade a saúde e ao sucesso;
Rosas Chá são respeito e admiração;
Rosas Coral, desejo e entusiasmo;
Rosas Lilás, amor à primeira vista;
Rosa Roxa, amor de mãe.
As rosas verdes significam esperança, descanso da juventude e equilíbrio;
E as rosas cor violeta são calma, autocontrole, dignidade e aristocracia.
Enfim, em minha opinião, não é o valor (preço) da flor que tornará a decoração mais ou menos, bela e admirável, mas sim a composição desse item tão importante para tornar momentos especiais ainda mais inesquecíveis. A harmonia do todo, o frescor (época) de floração, o cuidado com o orçamento, e ainda a mensagem contida em cada buque, tem que estar de acordo com o gosto e o desejo de quem comemora seu grande dia, seja de aniversário de qualquer idade, casamento, bodas, formaturas ou qualquer outra ocasião especial. Com orquídeas ou folhas a natureza, aliada ao bom gosto e carinho com que se pensa em cada detalhe nos oferece encanto, bem estar e alegria aos olhos.
Por Ligia Suckow
Fotos tiradas da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário