![]() |
Solitário |
O anel de noivado usa-se no dedo anelar da mãe esquerda. Desde os egípcios que o anel de noivado é usado neste dedo: eles acreditavam que nele existia um vaso sanguíneo com a ligação mais direta ao coração. E quem não quer chegar pelo caminho mais curto ao coração de sua amada?
O anel de noivado já foi de vários materiais, desde o couro entrançado a simples argolas de ferro ou de ouro. O anel de noivado simboliza a promessa de fidelidade, afeto e compromisso entre os noivos. Do século IV a.c. vem o anel mais antigo do mundo e era feito de couro trançado ou junco. As futuras esposas recebiam um desses anéis quando eram pedidas em casamento, e na cerimónia de casamento representava a aliança.
![]() |
Chuveiro |
O anel de noivado deve ter pelo menos um diamante. O diamante é o símbolo dos apaixonados. Na Antiguidade, o diamante era chamado «Pedra de Vénus». A Deusa Vénus é a Deusa do Amor, da prosperidade. O nome dado ao diamante advinha do seu intenso brilho, que era relacionado com o resplandecente brilho do planeta Vénus. Assim, sendo que Vénus representava o amor, os diamantes passaram a ser vistos como objetos advindos de Vénus e por isso relacionados com o feminino e com a paixão. Na Grécia, o diamante era chamado de «adamas», que significa: eterno, invencível. Pois na verdade o amor é eterno, e também o são os diamantes, símbolos da eternidade desta Deusa que apesar de todas as lutas para ser apagada da história, jamais se desvaneceu.
O diamante foi caracterizado como jóia da noiva a partir do século XV. Do século XVII ao XIX, usavam-se argolões como anéis de noivado. No século XX, ficou em moda o “chuveiro” de diamantes, mais tarde a aliança de diamantes e depois o solitário, sendo este o estilo mais usado actualmente.
![]() |
Safira |
Mas não escolha um anel de noivado com pérola: Por lembrarem uma lágrima, pela sua forma, as pérolas estão associadas á má sorte e portanto escolha outra pedra preciosa para compor o anel de noivado